sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Para que lado anda o mundo???

Nunca consegui entender isso, ninguém sabe se é a favor ou contra as guerras, ninguém sabe se é a favor ou contra a salvação do planeta, não se sabe ao certo quem quer fazer algo , ou quem apenas finge, nunca sabemos quem são realmente as pessoas.
O Planeta, isso é certo, pede socorro, as crianças também, e os idosos, e os animais, e todos. Sempre tem alguém pedindo socorro. Sempre tem alguém disposto a ajudar e sempre haverá aqueles que dirão não. Mas num mundo onde sobrevive o mais adaptado, não se sabe ao certo quem irá sobreviver, não se sabe ao certo se o mais adaptado é aquele que ajuda, ou o que pensa apenas na própria sobrevivência.
Então, façamos o que julgarmos certo em nossas mentes, esqueçamos dos julgamentos alheios, pois nunca poderemos saber quem é realmente certo, a não ser quando nós formos, para seja lá onde for, para onde cada um acredita, lá saberemos se erramos ou acertamos. Mas enquanto isso não acontece o certo é, simplesmente, o que acreditamos.
Não há como provar para uma pessoa que não existe um copo em cima da mesa se ela está vendo o copo. Assim como não temos como convencer uma pessoa que se ela fizer xixi no banho, o planeta terá alguns anos a mais de vida. Porém, podemos fazer o nosso xixi no banho, pois sabemos que cada descarga gasta em média 12 litros de água. Então não pense nos outros, não pense se está na moda ser ecológicamente correto, pense apenas no que pode fazer agora. Você pode apagar aquela luz que está acesa à toa? Ótimo, apague! Você pode ir até a padaria à pé? Maravilha, vá!! Faça VOCÊ a SUA parte, comece você a salvar o que você tem, pois é para os seus que você deixará as consequências das suas atitudes, todas elas.
Ás vezes, parece um trabalhão ter que separar o lixo, mas se você não jogar tudo junto, não terá que separar depois, certo? Você não precisa proibir seus filhos de tomar banho demorado se você conseguir mostrar a eles o porquê de economizar água. Com algumas poucas explicações, adequadas a cada idade, a criança entende e colabora. São atitudes que nocomeço podem parecer chatas, ou cansativas, mas que após tornarem-se hábitos, passam despercebidas no dia a dia. O que não pode acontecer, apenas, é fazer algo em que não se acredita, pois, isso logo deixará de fazer parte da rotina. Por exemplo, se eu não entendo como acontece a decomposição dos materiais, como eu vou entender que o vidro leva tantos milhões de anos para "sumir" e por isso tenho que separar do lixo comum? Se eu não acreditar que aquela atitude de separar o lixo vai ajudar o planeta, por que fazer?
Então temos que fazer aquilo no que acreditamos. E buscar SEMPRE informação, pois só ela é capaz de mudar nossas crenças nos tornando pessoas cada vez melhores.
Nós podemos explicar facilmente para uma criança que tudo, depois de usado, vai se "desmanchando", e que o vidro demora muito muito muito para desmanchar, e que se nós não colocarmos num lixo especial só de vidros, ele vai ficar andando sozinho pela terra até desmanchar, e vai cair no bueiro, vai sujar o rio, ele nunca vai conseguir chegar no lugar que os vidros velhos viram vidros novinhos.
É fácil, é só um pouquinho de paciência e pedagogia...rs...
Vamos todos juntos mudar o mundo, cada um fazendo aquilo que acredita, e cada um fazendo uma parte, pois ninguém é super-homem para limpar todo o mundo "solo" rs...
Comece hoje, apague aquela luz, feche direito aquela torneira, faça xixi no banho, ande a pé de vez em quando, troque o carro pela bicicleta uma vez ou outra, faça compostagem na sua casa, ensine seus filhos e parentes, dê idéias no seu trabalho, condomínio, academia, barzinho, balada.
Cada grão faz parte do todo, e cada pequena atitude ajuda a salvar um planeta que há tantos anos vem dando tudo para nós. Pense um pouco, o que você pode fazer hoje??
Postar um comentário